quarta-feira, 21 de junho de 2017

Quando os Dinossauros Reinavam na Terra - YouTube


entao estou mostrando este filme.
Mais rápidos, fortes e ferozes do que nunca, estes dinossauros vão surpreender e aterrorizar. 

nome:rayssa araujo quintanilha leao.

Dinossauros do Brasil



buriolestes

Buriolestes (Buriolestes schultzi) foi um pequeno dinossauro primitivo e carnívoro, cujo o nome "Buriol" faz referencia ao sítio onde foram encontrados os seus restos fosséis, "lestes" tem origem do grego e significa "ladrão" ou "caçador" e "schultzi" é uma homenagem ao paleontólogo Cesar Schultz.
Este dinossauro viveu aproximadamente entre 237 e 228 milhões de anos atrás, durante o período Triássico, na região sul do Brasil.
Era um pequeno saurophodomorfo brasileiro carnívoro que daria origem, mais tarde, aos gigantescos saurópodes. Os buriolestes mediam cerca de 50 centímetros de altura e 1,5 metros de comprimento.

NOME:Lucas de Oliveira Barbosa 5° ANO
Resultado de imagem para os dinossauros

nome:rayssa araujo quintanilha leao /5 ano
 No início da era Mesozoica, mais precisamente no fim do período Triássico, há aproximadamente 208 e 245 milhões de anos, ocorreu o aparecimento de animais que dominaram a Terra durante toda essa era, osdinossauros.
Com espécies pequenas (de tamanho comparável ao de uma galinha) e outras que ultrapassavam os 10 metros de altura, os dinossauros tinham hábitos alimentares variados, sendo que algumas espécies eram herbívoras e outras carnívoras (se alimentavam de insetos, anfíbios e até mesmo de outros dinossauros).
Ainda não há comprovação científica, mas alguns estudiosos acreditam que algumas espécies de dinossauros eram endotérmicas, ou seja, tinham sangue quente, assim como as aves e os mamíferos atuais.
Aproximadamente há 65 milhões de anos, os dinossauros foram extintos de nosso planeta. A teoria mais aceita para esse extermínio é a de que um asteroide com cerca de 10 km de diâmetro tenha caído sobre a superfície terrestre, provocando colapso e consequente extinção de todos os organismos vivos que aqui habitavam.
Nos textos desta seção você poderá conhecer as teorias mais aceitas no mundo acadêmico sobre a reprodução, evolução e extinção desses animais que despertam a nossa curiosidade.Resultado de imagem para os dinossaurosResultado de imagem para os dinossauros   

nome: rayssa araujo quintanilha leao / 5 ano



segunda-feira, 19 de junho de 2017

Ceratopsídeos

Dois Centrossauros em uma luta.
Ceratopsia (do latim "lagartos com chifre frontal") é uma micro-ordem de dinossauros ornitópodos marginocefalianos quadrúpedes e herbívoros, característicos do período Cretáceo. Os ceratopsianos, como são chamados os dinossauros pertencentes a essa ordem, viveram principalmente em regiões que actualmente são a Ásia e a América do Norte. Os primeiros membros do grupo Ceratopsia, como psitacossauro, eram pequenos animais bípedes. Membros posteriores, incluindo ceratópsideos como Centrosaurus e Triceratops, tornaram-se quadrúpedes muito grandes e desenvolveram elaborados chifres faciais e cristas que se estendem ao longo do pescoço. Embora estes podem ter servido para proteger os pescoços vulneráveis dos predadores, eles podem também ter sido utilizados para a exposição, a termorregulação, músculos da mastigação ou alguma combinação dos anteriores.
Esses dinossauros variavam muito de tamanho medindo de 75 centímetros até 10 metros de comprimento.
O nome ceratopsia que, como visto anteriormente, vem do latim "lagartos com chifre frontal" se deve ao fato de uma parte desses dinossauros possuírem um ou mais chifres na face, pois apesar do nome alguns como o Protoceratops, encontrado na Mongólia, não possuía chifre.
assi:Gean Lanes/5 ano

Anquilossauros


Edmontonia, um famoso anquilossauro.
Os anquilossauros (ou Ankilosauridae) receberam este nome por causa do anquilossauro e formam um grupo de dinossauros caracterizados por possuírem armaduras corpóreas providas de grossos espinhos e uma bola de fortes ossos fundidos que era usada como arma de defesa (este último e o fato de serem mais baixos e atarracados (baixo e gordo) é o que distinguia os anquilossauros dos nodossauros que eram os seus antepassados, que também eram encouraçados espinhentos). O corpo dos anquilossauros os transformavam em perfeitas armas de combate sendo que em alguns casos até as pálpebras dos olhos eram "blindadas" por uma espécie de persiana óssea, em um combate eles ficariam de lado para o atacante e lhes ameaçariam com a cauda que poderia desferir uma pancada que intimidaria até os maiores predadores da Terra e em caso de fuga eles poderia acertar pancadas com facilidade em quem os tivessem perseguindo. Todos eles viveram durante o período Cretáceo e se entinguiram no evento KT

assi:Gean Lanes/5 ano

Os voadores


O Eudimorphodon cujo nome significa ” Verdadeiro Dimorphodon ” era umpterossauro primitivo que viveu durante o período Triássico há aproximadamente 225 milhões de anos atrás na Itália, caçando insetos agilmente, como os atuais morcegos, em numerosos bandos.
Dados do Pterossauro:
Nome: Eudimorphodon
Nome Científico: Eudimorphodon ranzii
Época: Triássico
Local onde viveu: Europa
Peso: Cerca de 2 quilos
Tamanho: 1 metro de envergadura
Alimentação: Carnívora
O Peteinossauro era um réptil voador, um dos primeiros pterossauros conhecidos do período de Triássico. De fósseis achados, os paleontologistas concluiram que sua habilidade para voar já era bem desenvolvida.
Tinha um esqueleto oco e leve. Suas asas consistiam em pele estirada entre um dedo comprido de sua mão que iam até seus tornozelos. Os Peteinossauros são uns dos vertebrados que mais cedo demonstrou evidências de vôo.
Teve um rabo longo, de aproximadamente 20 centímetros, o qual usou para fazer manobras precisas. Esto foi feito de vértebras e fortalecido com cartilagem.
Foi classificado segundo o tamanho e por causa dos dentes cônicos e afiado, que provavelmente comeria insetos e por isso teve êxito na evolução das asas.
Foram descobertos fósseis de Peteinossauros formosamente preservados em pedras que datam do período de Triássico, perto de Cene, nos Alpes italianos. Pterossauros são largamente considerados primos íntimos dos dinossauros, mas a ausência de formas transitivas significa que isto não é completamente certo.
Dados do Pterossauro:
Nome: Peteinossauro
Época: Triássico de 228 à 215 milhões de anos atrás
Local em que viveu: Europa
Peso: Cerca de 200 gramas
Tamanho: 60 centímetros de envergadura.
Alimentação: Herbívora
Preondactylus era um pterossauro primitivo que viveu durante o períodoTriássico há aproximadamente 225 milhões de anos atrás na Itália, caçando insetos em enormes bandos, agilmente como morcegos. sua cauda comprida o ajudava a ter estabilidade enquanto faria manobras aéreas. É o pterossauro mais primitivo que se conhece.
Dados do Pterossauro:
Nome: Preondactylus
Nome Científico: Preondactylus buffarinii
Época: Triássico
Local onde viveu: Europa
Peso: Cerca de 10 quilos
Tamanho: 1,5 metros de envergadura
Alimentação: Carnívora
https://i1.wp.com/www.avph.com.br/jpg/ornithoch.jpg
O Anhanguera ou Ornithocheirus era um dos maiores pterossauros que já existiram, possuía uma envergadura (comprimento da ponta de uma asa a outra) de aproximadamente 13 metros, seu corpo esticado em vôo chegava a ter mais de 3,5 metros, no solo pousado sua altura chegava a mais de 1,5 metros e chegaria a pesar mais de 100Kg;Ele viveu no período Cretáceo, nos atuais Brasil e Inglaterra.
Acredita-se que com seus dentes afiados ele se alimentava de peixes nas costas brasileiras e faria uma migração anual para se acasalar na região da atual Inglaterra. No começo do período de Cretáceo, os pterossauros pequenos começaram a crescer e atingir tamanhos como o do Ornithocheirus
 ou Anhanguera.
O Anhanguera teve a área de asa de um aeroplano pequeno, contudo por causa de seus ossos ocos, seu corpo pesava menos que a de um humano provavelmente. Suas asas foram feitas de pele estirada entre um dedo comprido enorme, e seu tornozelo.  Correntes de ar ascendentes foram usadas para que o Anhanguera pudesse voar (planar) por centenas de quilômetros sem agitar suas asas. Isto explicaria a grande distribuição mundial de seus restos fósseis.
Foram achados os primeiros fósseis de Ornithocheirus na Formação de Wealden em Sussex, Inglaterra em 1827. Eles não foram descritos formalmente como Ornithocheirus até as 1869. Apesar do fato que foram descobertos restos só parciais, 36 espécie foram identificadas do soerguimento de mais de 1000 ossos. Muitos desses achados fósseis foram encontrados no Brasil.
Dados do Pterossauro:
Nome: Anhanguera
Nome Científico: Ornithocheirus
Época: Cretáceo
Local onde Viveu: Brasil e Europa
Peso: aproximadamente 100 quilos
Tamanho: 13 metros de envergadura
Alimentação: Peixes


assi: rayssa araujo/5 ano 

Tamanho


Escala comparando os maiores dinossauros conhecidos, em cinco subtipos com um ser humano.
A evidência atual sugere que o tamanho médio dos dinossauros variou no TriássicoJurássico inferior,Jurássico Superior e no Cretáceo[19]. Os terópodes, quando classificadas por peso estimado em categorias baseadas na ordem de magnitude, têm na maioria das vezes kg 100-1000, enquanto predadores carnívoros do Holoceno tinham no máximo kg 10-100[20]. O modo de massas do corpo de dinossauro era entre uma e dez toneladas[21]. Isso contrasta fortemente com o tamanho do mamíferos no período Cenozoico, estimados pelo Museu Nacional de História Natural da Universidade de Lisboa, Portugal, em cerca de 2 a 5 kg.[22]  

assi: rayssa araujo quintanilha leao.